terça-feira, 1 de novembro de 2011

Com Danilo, sem TV


Absolutamente feliz em ver o trabalho de um comediante que contraria tudo o que eu disse neste blog em abril do ano passado. Danilo tem um humor livre! Ou pelo menos, tenta libertar o seu “novo” humor das amarras das emissoras de TV e de contratos pró-censura.
Danilo é uma exceção maravilhosa para a comédia brasileira. E também para liberdade de expressão brasileira, que é muito mais teórica do que prática.
Estou feliz também que ele esteja alcançando sucesso e projeção nacional e torço para que ele continue livre, observador e sua voz tenha alcance, porque suas idéias são necessárias. Isso é, no mínimo, o começo de um exercício de democracia no nosso país: dar espaço e ouvidos para que alguém diga alguma coisa útil.
Mas eu cansei. Talvez Danilo fosse a única coisa que a televisão tinha para me atrair, vou continuar com ele e mais um pouco sem ela.
Eu queria tanto que as pessoas se revoltassem como eu me revoltei. Elas não têm idéia do bem que faz a chamada liberdade sem TV. Eu acho que a maioria das pessoas não sabe (nem imagina) como são escravas desse aparelhinho, que cada dia está mais dominante e mais ão, diga-se de passagem.
Imagine que apenas em 3 meses sem ver novelas, BBBs e outras drogas mais, eu consegui o tempo necessário para:
- Ler 10 livros
- Assistir 20 filmes
- Aprender mais chinês (começando...)
- Aprimorar o meu inglês
- Ler diversas revistas e publicações interessantes em papel ou na net
E o que isso me deu? Um grande prazer! E uma quantidade incalculável de cultura. Adoro ficar por fora quando falam de personagens ridículos da TV, como se estivessem comentando de um amigo ou parente (ou falando de alguma coisa realmente importante). E, juro por Deus, até hoje não ouvi sequer uma pessoa dizer - Você não sabe o que está perdendo!
Não precisa! Eu sei e todo mundo sabe que eu não estou perdendo absolutamente nada. Os personagens “reais” dos realities, os personagens esdrúxulos das novelas e os personagens das bobocomédias são absolutamente inúteis para a nossa vida. E só a nossa falta de audiência um dia vai fazer a televisão brasileira (e as outras também) produzir cultura. E quando digo cultura não estou falando de só de documentários monótonos e aulas de português, não. Estou falando também de humoristas livres e criativos como Danilo Gentilli. Estou falando de programas que contenham a história do nosso país como ela realmente é; de festivais que prestigiem música e arte, com grandes letras, melodias e artistas; talk-shows que entrevistem pessoas que tenham o que dizer; conhecer o mundo através de uma tela... Estou delirando, eu sei, mas a falta de audiência pode, sim, produzir respeito pelos telespectadores. Eles só precisam mostrar que merecem!

Nenhum comentário: